E.M.E.F. Timbaúva
Rua 6, s/n - Loteamento Timbaúva - Porto alegre, RS
CEP: 91250-000 Fone: (51) 33685355

SINAWIRELESS

     Essa pesquisa fez parte do FLL 2012 - Senior Solution, complementando a pesquisa feita para o Desafio Marista que era sobre mobilidade urbana. O FLL teve uma Etapa Regional, em Caxias do Sul, RS, no ginásio da Escola Caminho do Saber.

   

     Para a apresentação fizemos um esquete simulando a entrevista com pessoas idosas e um power point.




Uma rápida descrição do trabalho:

     O desafio era:
  • Encontrar um parceiro idoso
  • Identificar e aprender sobre um problema enfrentado pelos idosos
  • Criar uma solução inovadora para o problema que você identificou
  • Compartilhar seu problema e solução com os outros.

    Primeiramente fez-se uma caminhada pela comunidade para verificar as condições de mobilidade. 














     Constatando as condições das calçadas e o perigo de atravessar ruas, imaginou-se que o nível de dificuldade de pessoas idosas, com dificuldades de mobilidade, principalmente cegas, deve ser bem pior. Para verificar essa hipótese procuramos a Casa Lar do Cego Idoso, uma entidade onde vivem pessoas cegas. Numa entrevista com o presidente da associação que mantém a casa e que é deficiente visual também, confirmamos que as dificuldades de mobilidade dos deficientes visuais são bem grandes. Apesar de todos os obstáculos que existem nas calçadas, atravessar ruas é o desafio maior. Existem poucos semáforos com botoeiras sonoras (emite um som enquanto o sinal está para o pedestre), em Porto alegre são apenas 56. 

No caminho para a Casa Lar nos deparamos com condições muito precárias:



Esse é o acesso a Casa Lar...calçadas sem condições....



Essa botoeira sonora que fica bem em frente do acesso a Casa Lar, não estava funcionando:





     Para solucionar esse problema criou-se a ideia de um aplicativo para celular que ajuda deficientes visuais a localizar as sinaleiras com botoeiras sonoras, o Sinawireless. A ideia é que as sinaleiras sejam mapeadas para serem localizadas pelo aplicativo através de GPS. Quando o usuário quiser chegar num destino, ele aciona o aplicativo que “procura” uma sinaleira e dá as coordenadas de como chegar até ela, através de voz. A comunicação do aplicativo com a sinaleira se completa por wireless, com a informação da largura da via e tempo que o pedestre terá para atravessar.



     Em 2014, retomamos a ideia de desenvolver esse aplicativo. Para isso, fizemos uma maquete com material Lego, simulando seu funcionamento e inscrevemos na Mostra Nacional de Robótica.

     Funcionamento da maquete: uma pessoa cega simula usar o aplicativo Sinawireless, que, com voz, o orienta para seguir em frente onde existe uma sinaleira para pedestre com botoeira sonora. Enquanto a pessoa se desloca há movimento de veículos. Ao mesmo tempo que a pessoa aciona a botoeira sonora, através de um sensor de toque, um carro construído com material Lego, usando um controlador RCX, para seu movi-mento e transmite uma mensagem para o RCX que comanda as sinaleiras. A sinaleira dos carros que estava verde, muda para vermelho e a sinaleira de pedestres que estava vermelho muda para verde, permitindo a travessia do cego. O Sinawireless informa a largura da via e quanto tempo terá para fazer a travessia.










     

Nenhum comentário:

Postar um comentário