E.M.E.F. Timbaúva
Rua 6, s/n - Loteamento Timbaúva - Porto alegre, RS
CEP: 91250-000 Fone: (51) 33685355

FORRO ISOLANTE TÉRMICO DE EMBALAGEM TETRA PAK

 

      Essa pesquisa fez parte da FLL - Conexões Climáticas, que teve uma regional em Porto Alegre (novembro de 2009) e o nacional em São Paulo (dezembro de 2009).





     APRESENTAÇÃO: para a apresentação fizemos uma história em quadrinhos no power point, usando peças de Lego e "bonequinhos" representando os alunos. Repetimos o mesmo tipo de apresentação do ano anterior porque, por motivos técnicos (não tinha projetor), não conseguimos apresentar no nacional de 2008.






Clique aqui e veja algumas fotos do desenvolvimento da pesquisa.



UMA RÁPIDA DESCRIÇÃO DO TRABALHO:

     O desafio Conexões Climáticas teve como proposta que se estudássemos sobre o clima e como ele interfere em nossas vidas. Pesquisamos bastante sobre as variações climáticas que acontecem no mundo e nos fixamos nas diferenças que ocorrem em nosso país.
     Como a proposta dos desafios da FLL sempre é de escolher um problema, estudar sobre ele e  sugerir uma solução, fizemos uma enquete com a comunidade para saber qual o principal problema causado pelo clima. A principal queixa dos moradores foi o excesso de calor dentro de suas casas nos meses de verão. A a partir daí nos fixamos em pesquisar sobre conforto térmico. 





     Segundo um estudo da USP, casas de madeira e com telha de fibrocimento sem acabamento são as que mais sofrem com o calor, seguidas das de alvenaria sem reboco, assim como, casas com poucas aberturas e muito baixas. Essas são as principais características das casas de nossa comunidade.





     Procuramos soluções que fossem possíveis de por em prática, principalmente de baixo custo. Achamos uma pesquisa da UNICAMP que falava que embalagens tetra pak poderiam funcionar como isolante térmico. Essas embalagens são fáceis de se conseguir em grande número, em todas as famílias tem. Decidimos que essa seria nossa solução. Fizemos testes para comprovar sua eficiência. Usamos duas caixas com telha de fibrocimento, uma com embalagem e outra sem. Conseguimos uma diferença de 5º.






    A equipe que desenvolveu a pesquisa: Wellington Salatiel Cavalheiro dos Santos, Carlos Henrique Duarte Martins, Érica da Silva Paulo, Tainara dos Santos Kreutz, Anderson Martins Kottwtz, Julio Cesar da Silva Paulo, Maicon Douglas Santos Genro, Alexânder Nascimento Fernandes, Everton Silva de Souza e Michael Bittencourt, coordenados pela professora Rozane Beust de Oliveira e com ajuda da professora Camila Marques Vígolo de Farias.











Nenhum comentário:

Postar um comentário