E.M.E.F. Timbaúva
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CONJUNTO ESCOLAR ADAPTÁVEL

     Essa pesquisa fez parte da FLL 2011 - Body Forward (a competição), que teve uma Regional Sul nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.





     APRESENTAÇÃO: Para a apresentação, levamos o protótipo por nós construído e uma apresentação no power point.



     Esse trabalho foi desenvolvido pelos alunos Elen Regina dos Santos, Vagner da Rosa Bacedoni, Guilherme Mello da Silva, Patricia Martins Simon, Thainá Pavão Franco, Anderson Martins Kottwitz, William Amaral de Lima, William Garcia da Silva, Alvarez Lucas Oliveira dos Santos, Wellington Abel Silva Bittencurt e profª Rozane Beust de Oliveira.



Uma rápida descrição do trabalho:


     O desafio Body Forward teve como desafio que estudássemos sobre o corpo humano, nos fixássemos em algum problema e que propuséssemos alguma solução.  

    Começamos estudando partes, funções e sistemas do corpo. Resolvemos nos aprofundar na coluna vertebral: o que é, como é composta, sua função.

       Dentre os principais problemas na coluna estão: cifose, lordose, hérnia de disco, artrose e escoliose e uma das causas desses problemas é MÁ POSTURA EM SALA DE AULA. Segundo alguns médicos, as cadeiras inclinadas para trás e as superfície das mesas na horizontal, fazem que as crianças inclinem-se sobre a mesa na tentativa de se acomodar. Essa postura, comprime as vértebras lombares e essa pressão mantida por diversas horas sobre os ossos em formação das crianças, irá ocasionar transformações posturais permanentes.


     POSTURA CORRETA:
  • A mesa deve ter uma reclinação em torno de 5º a fim de aproximar o campo visual.
  • A angulação da cervical é favorável em torno de 29º.
  • Deve existir apoio eficiente para a coluna lombar e dorsal, permitindo conforto e segurança, evitando lordoses, hipercifoses e escolioses.
  • O joelho deverá estar em angulação de 90º, com joelhos e pés paralelos.
  • Os braços devem ter apoio favorável, em semi-flexão.

     Fizemos uma pesquisa em três turmas da escola para verificar como os alunos sentam e a satisfação e adequação do conjunto escolar.

  • Turma A32: 20 alunos: 13 meninos e 7 meninas, com média de idade de 9 anos.
  • Turma B24: 20 alunos: 10 meninos e 10 meninas, com média de idade de 11 anos.
  • Turma C13: 17 alunos: 11 meninos e 6 meninas, com média de idade de 13 anos.
     Algumas imagens das posturas dos alunos:







     Aplicamos um questionário (COUTO-1995,v.1)





               
      O resultado foi o seguinte:
  • A32: 50% RUIM
  • B24: 60% RAZOÁVEL
  • C13: 44% RUIM 
     Estudamos normas técnicas, NBR 14006, que normaliza móveis escolares.


     
     O que vemos na nossa e na maioria das escolas, são móveis escolares totalmente inadequados. São iguais para todos os alunos, independentes de suas estruturas físicas.



     Para solucionar esse problema fizemos o protótipo de um conjunto escolar adaptável, utilizando os móveis da escola. Não conseguimos fazer todas as adaptações que a norma exige. Na mesa conseguimos fazer ajuste de altura, mas não conseguimos ajustar a inclinação. A cadeira tem um ajuste na altura, usando toquinhos de cabo de vassoura. Esses toquinhos são cortados de tamanhos diferentes e colocados dentro de um cano que reveste os pés da cadeira. Conforme a altura do aluno, usa-se o toquinho do tamanho adequado. O encosto tem ajuste de altura, mas como o acento é de tamanho fixo, às vezes é necessário usar uma almofada nas costas do aluno para acomodar acoluna de maneira correta.

















     Depois de pronto, levamos o protótipo para mostrar nas turmas que pesquisamos e para o restante da escola.














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